História do SantosÚltimas Notícias do Santos

Daniel Ruiz é mais um! Relembre os colombianos que já vestiram a camisa do Santos

Nesta semana, o Santos anunciou a contratação do meia Daniel Ruiz, joia do Millonarios, da Colômbia, por empréstimo até o final da temporada, com valor de compra já fixado no acordo. 

Antes de acertar com o Alvinegro Praiano, o jogador foi alvo do Botafogo no meio da temporada passada. Também atraiu olhares de outros clubes brasileiros após boa atuação contra o Fluminense, na segunda rodada da Pré-Libertadores do último ano.

O jovem de 21 anos atua como meia atacante, mas também pode ocupar o setor esquerdo do campo ofensivo. Em 2022, atuou em 57 duelos, marcando cinco gols e distribuindo nove assistências. Em dois anos pelo Millonarios, acumula 102 jogos, 13 bolas na rede e 12 passes para gols. 

Relembre os outros colombianos que vestiram a camisa do Santos

No começo desta temporada, o Santos também anunciou a contratação de seu conterrâneo Stiven Mendoza, do Ceará. Entretanto, muitos outros jogadores vindos da Colômbia atuaram pelo bicampeão mundial.

O primeiro que vestiu a camisa Alvinegra foi Alberto Usuriaga, atacante que jogou as eliminatórias a Copa de 1990 e a Copa América do ano seguinte. Chegou a Baixada Santista em 1996, mas devido a um mal-entendido com o Independiente, seu antigo clube, só atuou em um embate pelo Peixe.

Em 1998, Aristizábal foi contratado após o Mundial da França. Em 23 duelos, marcou seis gols. Sua passagem foi muito atrapalhada por conta de lesões frequentes. Dois anos depois, Rincón trocou o Corinthians pelo Peixe, marcando seis vezes em 39 partidas.

Em 2004, o goleiro Juan Carlos Henao se sagrou campeão da Libertadores com o Once Caldas, e se tornou reforço do Santos um ano depois. Entretanto, falhava constantemente, e perdeu a sua vaga de titular.

Molina foi destaque do Peixe desde que chegou, em 2008, chamando atenção dentro e fora dos gramados. Era conhecido por ser um símbolo de raça, uma vez que se recusou a sair do jogo quando sofreu um corte profundo em seu nariz. Deixou o Santos no ano seguinte, marcando 17 gols em 78 jogos.

 O último colombiano que teve algum destaque no Santos foi Copete, que foi contratado em 2016, e atuou em 145 jogos, marcando 26 gols, se tornando o segundo maior artilheiro estrangeiro de toda a história do Santos.

Alguns outros nomes também passaram, mas sem sucesso algum, como: Rentería, Edwin Valencia, Vladimir Hernández, Felipe Aguilar e Uribe. Basta torcer para que Daniel Ruiz e Mendoza não sigam os caminhos do mesmo, e tragam muitas glórias para a torcida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo