Jogos e Partidas do SantosMercado da Bola do SantosÚltimas Notícias do Santos

Relembre o título continental conquistado pelo Santos na batalha de Rosário

O Santos ganhou o direito de disputar a VII Copa Conmebol depois de vencer o torneio Rio-São Paulo de 1997, torneio criado no ano de 1992. E após passar por diversas dificuldades, principalmente na grande final, no dia 21 de outubro de 1998, o Santos FC conquistou a Copa Conmebol, o seu 7º título internacional, ao empatar com a equipe do Rosário Central em 0 a 0.

A competição era disputada no formato eliminatório, e para chegar até a decisão, o Santos enfrentou as equipes do Once Caldas, da Colômbia, nas oitavas de finais, LDU, do Equador, nas quartas de finais, e o Sampaio Correia, nas semifinais.

Na primeira partida da grande final diante do time argentino, no dia 7 de outubro, o Peixe venceu na Vila Belmiro com um tento solitário de Claudiomiro. Os atletas santistas Viola e Jean, além do técnico Emerson Leão, foram expulsos de campo. Já do lado do adversário, foram expulsos três jogadores.

No embate decisivo, além dos dois jogadores expulsos, o Santos também não pode contar com Argel, Lúcio e Jorginho, que estavam lesionados. Prevendo um clima hostil, a comissão técnica santista exigiu, após reunião com o presidente da entidade sul-americana, Nicolas Leoz, que houvesse mais segurança para todos os membros da delegação santista, que contava com apenas 15 jogadores para o confronto.

E com diversas mudanças, assim o técnico Emerson Leão escalou o time para a batalha no estádio Gigante Arroytio: Zetti, Anderson, Sandro, Claudiomiro e Athirson; Marcos Bazilio, Elder, Narciso e Eduardo Marques; Fernandes (Baiano) e Alessandro (Adiel).

Conheça a história da maior fita azul conquistada pelo Santos

A fita azul do futebol brasileiro foi um título honorífico dado ao time brasileiro com a melhor excursão ao Exterior. De 1951 a 1979 ele premiou nove times. Destes, o que cumpriu a maior campanha foi o Santos, em 1972.

O triunfo do Alvinegro Praiano sobre o América do México, por 4 a 2, dia 11 de julho de 1972, em Los Angeles, encerrou uma longa excursão invicta ao Exterior, iniciada em 26 de maio com uma vitória de 3 a 0 sobre a Seleção do Japão, em Tóquio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo