HistóriaHistória do Santos

Todos os títulos que Carlos Alberto Torres ganhou no Santos

Confira todos os títulos que o histórico lateral-direito Carlos Alberto Torres conquistou vestindo a camisa do Santos Futebol Clube. O time paulista leva consigo uma vasta gama de ídolos, inclusive alguns nomes que vestiram a camisa e fizeram história, mesmo que sejam também grandes figuras em outras equipes gigantes ao redor do país, levantando taças também por lá.

Como é o caso do histórico defensor, que fez história em mais de um time e também na Seleção Brasileira. O eterno ‘Capita’ viveu anos dourados vestindo a camisa alvinegra, em São Paulo e também no Rio de Janeiro, sendo ídolo em diversos times que defendeu. Um deles, inclusive, foi o inigualável Peixe do litoral.

Nascido no Rio de Janeiro, em 1944, o jogador tinha suas raízes ligadas ao futebol carioca. Primeiramente porque defendeu a equipe do Fluminense logo no começo de sua carreira. Segundo, porque, de acordo com seus familiares, era um torcedor fervoroso do Botafogo. Mesmo assim, sua história também passa pela Vila Belmiro, já que foi o local onde Carlos Alberto Torres mais foi vitorioso na carreira.

Chegada de Carlos Alberto Torres ao Santos

Depois de um grande destaque sendo medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1963, Carlos Alberto Torres chamou a atenção do Santos. O time paulista, então, ofereceu a fortuna de 200 milhões de cruzeiros para contratar o grande craque. A transação em questão foi a mais cara do futebol brasileiro até aquele momento, sendo concretizada em 1965.

Quando o craque de bola chegou no litoral paulista, inclusive, ele já se juntava à uma máquina em movimento. No entanto, o jogador passou longe de ter dificuldades de adaptação, chegando e dominando a posição, assumindo a titularidade.

Sendo assim, não tardou muito para que começasse também a participar das conquistas de taças na Vila Belmiro. Ao todo, foram cinco taças conquistadas no Campeonato Paulista. Além disso, também empilhou taças de renome nacional e continental, mostrando sua força para a história do Santos.

Capita empilhou taças na Vila Belmiro

Em toda a sua passagem pelo Santos, que se encerrou em 1974, Carlos Alberto Torres empilhou uma quantidade impressionante de taças. Incluindo o pentacampeonato estadual e o binacional. Sendo assim, o jogador ficou coroado não só por todo o futebol que apresentava dentro de campo, mas também por tudo que conseguiu ajudar o time a conquistar.

O lateral-direito conquistou o Campeonato Paulista com o Peixe em 1965, 1967, 1968, 1969 e 1973. Além disso, também foi campeão do Brasileirão em 1965 e 1968. O primeiro deles ainda era denominado Taça Brasil, já o segundo, Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Mesmo assim, ambos foram chancelados pela CBF como equivalentes ao título nacional.

Outra competição de renome conquistado por Carlos Alberto Torres foi Torneio Rio–São Paulo de 1966. Aquela edição da competição, no entanto, teve um dos desfechos mais inusitados da história do futebol brasileiro. Isso porque quatro equipes empataram em pontuação na primeira colocação. Sendo assim, por falta de datas para desempate, a organização resolveu dar o título para todos eles. Então, Botafogo, Corinthians, Santos e Vasco da Gama foram declarados campeões.

Carlos Alberto Torres fez sucesso mundial no Santos

Além dos importantes títulos conquistados no âmbito nacional e estadual, Carlos Alberto Torres também participou de um momento vitorioso do Santos no quesito mundial do futebol. Para começar, em 1968, levantou a taça da Supercopa Sul-Americana dos Campeões Intercontinentais.

A competição aconteceu entre os times sul-americanos que já tinham conquistado a Taça Intercontinental e teve como participantes Racing e Peñarol. Além de também ter uma ‘perna’ no Velho Continente, com os times que haviam vencido o Intercontinental por lá.

Depois disso, no mesmo ano, aconteceu a Recopa dos Campeões Intercontinentais, que teve a partida entre Santos e Internazionale. A equipe italiana havia vencido a classificatória europeia, contra o Real Madrid. No final das contas, porém, o Peixe ficou com a taça após uma vitória por 1 a 0.

Falecimento de Carlos Alberto Torres e reação do Santos

O ídolo do Santos e da Seleção Brasileira acabou falecendo em 25 de outubro de 2016, vítima de um infarto fulminante em sua casa, no Rio de Janeiro. Na época, a equipe paulista se manifestou lamentando a perda e decretou três dias de luto. Além disso, o time apontou Carlos Alberto Torres como “o melhor lateral direito da história do Alvinegro Praiano”.

Foto: Acervo/Gazeta Press

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo