HistóriaHistória do Santos

Torneio Rio–São Paulo 1966: Título que o Santos dividiu com três rivais

Saiba mais sobre o Torneio Rio–São Paulo 1966, uma taça que o Santos Futebol Clube conquistou, mas teve que dividir com outros três rivais. As competições seguiam um padrão um pouco diferente décadas atrás. Isso porque diversas vezes as regras eram revistas e mudadas de uma edição para a outra. Ou, em alguns casos, as situações alternavam no meio do andamento dos torneios.

Como aconteceu em 1966. Naquele ano, aconteceram diversas disputas importantes no cenário nacional e mundial. Para começar, o Santos continuava como uma das maiores potências de todo o mundo do futebol. Além disso, seu time ainda fazia a base da Seleção Brasileira, que disputou, naquele ano, a Copa do Mundo da Inglaterra, onde o país sede se tornou campeão.

A disputa dessa competição mundial, inclusive, acabou gerando uma das situações mais inusitadas de toda a história do futebol brasileiro. Isso porque, na época, a falta de calendário disponível fez com que um torneio importante acabasse ‘se dividindo’ entre vários ganhadores. O Santos Futebol Clube, inclusive, foi um dos premiados naquele ano.

Torneio Rio–São Paulo 1966 e sua história

Importante competição disputada entre os times de São Paulo e Rio de Janeiro durante anos, o Torneio Rio–São Paulo teve a sua primeira ‘pausa’ em 1966. Isso porque, no ano seguinte, deu lugar ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que também incluía equipes de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Sendo assim, aquela despedida em questão foi em grande estilo, com equipes de peso do cenário nacional em auges, disputando a taça. Aquela edição foi disputada por dez equipes, cinco de cada estado. Do lado paulista, os representantes eram Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Portuguesa. Já do lado carioca, jogaram Botafogo, Vasco da Gama, Flamengo, Bangu e Fluminense.

Aquele torneio se desenrolou em forma de pontos corridos, com nove rodadas distribuídas. Ao todo, todas as equipes se enfrentaram e a melhor saía com o título. No entanto, antes da final da contagem prevista, uma situação bem inusitada foi flagrada. Isso porque com a falta de calendário disponível e prevendo a possibilidade de um empate em pontos, os organizadores decidiram anunciar que a competição poderia ter mais de um vencedor.

A única forma de um desempate para o Torneio Rio–São Paulo, inclusive, era se dois times permanecessem com a mesma pontuação. No final das contas, porém, o que não se sabia é que quatro equipes empatariam em primeiro colocado, gerando um número de campeões impressionante. Santos, Corinthians, Botafogo e Vasco da Gama empataram em pontos, levantando a taça em ‘conjunto’.

Última rodada histórica do Torneio

Na última rodada, Santos e Corinthians, ambos com 10 pontos, se enfrentaram de um lado dos possíveis campeões, enquanto Botafogo e Vasco da Gama, com 9 e 10 pontos, respectivamente, se encontraram do outro. Mas, por uma combinação de resultados, todos terminaram o dia no ‘mesmo lugar’.

O Alvinegro Paulistano, inclusive, teve a chance de se sagrar campeão ‘sozinho’, ao jogar metade do seu jogo com dois atletas a mais. Mesmo assim, o empate sem gols permaneceu, ajudando o Peixe. Com a vitória do Glorioso por 3 a 0 sobre o Cruzmaltino, então, quatro equipes chegaram aos 11 pontos. No final das contas, todos eles, então, foram declarados campeões pela organização.

Com um saldo de gols maior que os demais, inclusive, o Botafogo foi declarado o “‘mais campeão’ que os outros três”, pelo tradicional jornal Folha de S. Paulo. Mesmo assim, para as contas finais, os quatro clubes tem essa taça em sua lista de conquistas. Depois daquela edição, o Torneio Rio–São Paulo deu uma pausa, retornando na década de 1990, com mais algumas boas histórias acontecendo, ficando marcada como uma importante competição no cenário brasileiro.

Torneio Rio–São Paulo 1966: Título que o Santos dividiu com três rivais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo