Notícias

Pelé foi o melhor goleiro da história do Santos. Entenda!

Quem pôde ver Pelé jogando, sabe que o rei do futebol era diferente de todos os outros, mas poucos sabem que o maior camisa 10 de todos os tempos também se destacou como goleiro. Pelé atuou quatro vezes como arqueiro do Santos e o mais impressionante é que o jogador não tomou gols em nenhuma oportunidade. 

A primeira vez que Pelé atuou como goleiro foi em 1959, contra o Comercial, o jogador atuou como goleiro após o arqueiro titular da equipe, Lalá, alegou dores na cabeça e pediu substituição. A segunda oportunidade de Pelé como goleiro foi em 1964, na semifinal da Taça Brasil, contra o Grêmio, e mais uma vez saiu de campo sem ser vazado. As outras partidas de Pelé como goleiro foram contra Botafogo-PB e Baltimore Bays, dos Estados Unidos.

Carreira irretocável

No total, Pelé marcou 757 gols, deu 348 assistências e venceu 29 títulos, em 815 partidas disputadas. Todos os números são em partidas oficiais, se formos contar os números totais, Pelé tem 1.282 gols, sendo 1.091 pelo Santos e 95 pela Seleção, além dos gols pelo Cosmos.   

O Rei do futebol faleceu devido à falência de múltiplos órgãos, ocasionada em decorrência do câncer de cólon que o ex-jogador lutava contra.   

Devido ao grande laço que o Rei Pelé tinha com o Santos, o time da Vila Belmiro, por meio do seu presidente à época, Andrés Rueda, cogitou aposentar a lendária camisa 10 do Peixe, inclusive, Kely Nascimento, filha de Pelé pediu diretamente ao mandatário que a homenagem fosse realizada.    

Entretanto, foram levantados vídeos antigos em que o próprio Rei do futebol argumentava que essa não seria a sua vontade, dessa forma, a camisa 10 santista não foi aposentada, mas não será utilizada na Série B, a ideia foi do atual presidente, Marcelo Teixeira e já foi colocada em prática.

Lucas R.

Apaixonado por esportes e jornalista do Central da Vila.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo